sexta-feira, 6 de maio de 2011

treinos



Trabalho agora 'na' Perafita e passo obrigatoriamente mais tempo na margem norte do Douro. Logo, obrigatoriamente, enfrento o transito das 18h de volta a Gaia. Ou então não!!

Se há praia de Leça a Angeiras e um passadiço de madeira a perder de vista por cima das dunas, vou passar a treinar por ali sempre que não tenha compromissos pós-tauromáquicos...!

Podia ficar numa esplanada a sorver a espuma de um fino? Podia, mas não era a mesma coisa:) 

Terça parti de Leça, passei pelo famoso Cabo do Mundo (!) que fica logo ao lado do Paraíso(?!) e fui até ao Funtão. Há muitos arruamentos em obras, em plena preparação para a época balnear, paralelos soltos eram mato. É como treinar nos trilhos :)


(Prevê-se aguaceiro do bom, amanhã no 1º Trail do Castelo de Abrantes... o treino tem sido miserável, à luta com bolhas nos pés, estou a ver que só mesmo um bom arrefecimento líquido poderá ajudar a diluir os 35 kms! Pergunto-me quem é que vai subir as escadas da oficina na segunda-feira por mim...?:))

Já me enviaram o dorsal (as pessoas de Abrantes são conhecidas pela sua eficiência!:)) :



quarta-feira, 27 de abril de 2011

a correr para o emprego

O PortoOnTheRun é das melhores ideias de negócio que encontrei nos últimos tempos. Não é nova, basta ligar o motor de busca e encontramos city running tours, global running tours, mike's sightRunning tours, Madrid Sightrunning tours, PragaOnTheRun tours, o DiaboAquatro runningTours, mas mesmo não sendo original e adivinhando-se pouco rentável, nada disso lhe retira o mérito de ser a primeira implementada no Porto.

Para alguns viciados que eu conheço este podia bem ser um excelente part-time! Ou mesmo um full time job de sonho...! Quando for grande hei-de fundar a minha própria empresa de ultramarathon-trail-tours-on-the-run pelas florestas nacionais :)




segunda-feira, 25 de abril de 2011

treinos

Em visita à família e aproveitando para derrubar algum excesso de proteína de borrego pascal, ataquei dois montes do Alto Alentejo 
(ou fui atacado?)


Marvão, 23 Abril
http://connect.garmin.com/activity/81464982

A Marvão subi pela calçada medieval. Nesta época as serranias tingem-se de um verde rude com pinceladas de amarelo flor de giesta. É um privilégio correr por ali, é mesmo o período do ano em que mais gosto de voltar ao 'meu' alentejo.


Serra de S. Mamede, Portalegre, 24 Abril
http://connect.garmin.com/activity/81464932

Esta deu mais luta mas soube proporcionalmente melhor! Do Monte Carvalho até 'às antenas' de S.Mamede foram pouco mais de 10km por estradas tranquilas, entre prados e vinhas, quase sempre a subir...


O regresso pelo mesmo trajecto. Com este sol, mesmo em fim de tarde, acredito que se prenuncia boa uva tinta...!!  



Agora que retomei a actividade profissional (há duas semanas), a probabilidade de me desleixar na quilometragem semanal aumentou muito... Para que tal não aconteça terei de fazer um esforço adicional: andar sempre com as sapatilhas no porta-bagagens do  carro, inscrever-me num ginásio perto do escritório, que me permita treinar no exterior  e tomar banho. Vai ser um desafio..!

Resumo das últimas 17 semanas (1Jan-24Abril)


a evitar> sobrecargas como a da semana 14> 60km treino+40km prova. O resultado foram: muitas dores na semana seguinte -a custo lá corri uns 5km- e uma recuperação a ritmo lento nas duas semanas seguintes... Para Abrantes falta pouco mais de uma semana, procurarei fazer um treino longo no fim de semana e 2 ou 3 mais curtos nos dias úteis antes da prova. Se me conseguir controlar... ;))

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trilhos de Almourol 2011

Definitivamente: sou um maçarico nesta 'movida' do trail. Quando me inscrevi nos 35km, nos idos de Janeiro, pensei  'se já corri 42 em plano... se são menos km e mais ar puro... mais tropeção menos arbusto, hei-de me desenrascar para terminar aquilo!'



Mas tal como seria expectável, uma prova organizada por portugueses residentes em terra de fenómenos implica surpresas. A primeira, logo no website a poucos dias da prova - 3 km extra - "alterámos o percurso para eliminar troços em alcatrão, incluindo novos trilhos". Terminei aquilo, marcava a geringonça do gps 40,6 km! As minhas pernas, mal preparadas psicologicamente, ainda me doem bastante hoje, três dias passados...

Enfim, a vida é feita disto: dureza e imprevistos (quilométricos neste caso!). Este foi um empeno como deve ser e lá aprendi umas coisas! :)



Elogios (muitos) > à organização pelos transportes, pela marcação dos trilhos e locais de perigo bem assinalados (o pormenor da corda numa barreira a pique, bem pensado!), pelos troços bem imaginados e limpos em vegetação densa (lindos, junto ao Zêzere e ao Nabão!), pelo esforço de coordenação com as várias entidades (ex.:a ponte móvel instalada pelos militares), os abastecimentos (vi lá umas minis ou estarei equivocado...!!? :)), a simpatia do staff...! Somando: uma magnífica manhã de trail no Ribatejo!

Photobucket

Selecção de fotos aqui > slideshow <. Autoria das fotos: Joaquim Adelino, José Brito, Catarina Santos, Pedro Neves, Fernando Cerdeira, Henrique Narciso.


Filme da passagem pelo Nabão: Jorge Serrazina

   

Como disse o presidente do CLAC em entrevista ao som da banda "o pessoal está um bocadinho farto da estrada e procura fazer percursos (...) de ligação com a natureza". E tem muita razão! Eu já agendei a próxima tareia: 7 Maio em Abrantes!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

eu baldei-me

(é verdade...vergonhosamente...) mas eles foram! O cardume está a crescer!

Os 'Carapaus de Corrida' que estiveram na Meia Maratona de Lisboa:

quarta-feira, 16 de março de 2011

rota dos miradouros

 Tinha 1h30 para o treino e resolvi fazê-lo entre pontes. Esta é uma paisagem urbana de que é difícil alguém cansar-se :) O troço que mais gostei foi a subida à serra do Pilar, cruzando a ponte D.Luiz I pelo tabuleiro do Metro, passando pela Sé e logo a descida para o Cais da Ribeira por umas ruas estreitas e escadarias junto à muralha primitiva. Muito muito giro! A repetir e/ou a inserir noutro percurso, já que gostava de explorar outras ruas do centro histórico acima do Cais, bem como o passeio das Fontaínhas... :)

As fotos (possíveis) do tlm:

segunda-feira, 14 de março de 2011

cá está o tipo....

...que dizia que não fazia btt no Inverno porque "ah e tal a lama"... Assim que o apanharam no Sardoal, bem que o castigaram.... :)

Nem o Marco Chagas se ficou a rir...   :) :)
Aqui e aqui existem fotos.  Eu decidi que vou arrumar os sapatos de encaixe por mais uns tempos!!! :)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

do amor e da paixão

Este vou dedicá-lo ao amor. E à paixão. Lendas à parte (hei-de voltar a elas noutros posts). Porque gosto desta coisa da corrida mas quando há dor e prazer envolvidos numa mesma actividade, desconfio sempre... :) Portanto ainda não decidi o que sinto por ela :)

O facto é que quando treino sozinho o faço de auriculares (+1pequeno telemovel) e que se revelam tão uteis para me distrair do esforço como para pôr os podcasts em dia. Um dos podcasts que levei no treino longo de terça foi a edição da Prova Oral sobre S.Valentim! Ora o mestre Alvim adora levar a conversa para o sexo mas não se coíbe de discutir com empenho os temas adjacentes.Lá ia eu a ouvir e a correr com um sorriso idiota, no trajecto para Matosinhos, quando ele solta a sua teoria:

"Vamos cá fazer uma analogia com os animais - o que é que é a paixão e o que é que é o amor?? O amor é tu entrares (em casa) e teres um gato à tua espera(..) A paixão é teres um cão à tua espera!!! Sabemos que quem tem um cão à espera sabe como um cão reage, reage de uma forma EXPLOSIVA!! Isso é que é a paixão, ele estava CHEIO de saudades nossas! A paixão é: VAMOS À RUA!"

E assim se anima um treino! :)

Por falar em prazer, deixo desde já aqui o meu ínfimo contributo fotográfico para a próxima campanha autárquica do Dr.Menezes:

A marginal de Gaia, frente de mar e beira Douro, está de facto magnífica, é um prazer treinar aqui! O cuidado colocado nesta área é tal que os estragos causados pelo temporal nos passadiços de madeira tiveram reparação integral em menos de dois dias (e acreditem,há 2 semanas, ficou mesmo tudo escancarado!)


À sequência acima vou chamar-lhe: 'Oh-meu-deus-tás-em-matosinhos-a-20km-de-casa-já-é-de-noite-e-ainda-tens-de-voltar-para-jantar'


Não querendo aborrecer, vou só fazer as contas do costume para me situar:
Semana #06
3 Treinos; 
Distancia total - 46.4km; 
Tempo acumulado - 04h 18m

Semana #07
3 Treinos; 
Distancia total - 38.3km; 
Tempo acumulado - 03h 31m

Semana #08 (21 a 27Fev)
3 Treinos; 
Distancia total - 52.5km; 
Tempo acumulado - 04h 59m

Nesta semana superei a barreira -mental- dos 50km acumulados em treino! Vou usar a semana seguinte para descanso activo - treinos mais curtos // bicicleta? - mas estou a pensar adoptar esta distancia como padrão para as semanas seguintes:)

No fim de contas identifico-me mais com a corrida de resistencia &longa distância do que com as provas curtas, de velocidade. Pude comprová-lo no Pico, em Janeiro. Como diz o McDougall, aqui na minha tradução: "Gosto da cultura da 'ultra-corrida', é tão mais tranquila. Ninguém se importa com a velocidade a que fazes 100milhas. Ninguém acredita que o consigas fazer, sequer!!" :)

Eu próprio não sei se algum dia virei a conseguir fazer as 100milhas(160km), ou mesmo metade, mas o certo é que continuo indeciso: se este tipo de corrida é tão mais 'tranquila', será que é uma paixão que tenho ??? ou é (só) amor? eh eh

Bons treinos!!


PS: o excerto do tal podcast

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Senhor da Pedra

Ontem calhou entrar na Almedina e reparar num livro sombrio, de título Lendas do Porto, "uma viagem pela História e Património da Região a pretexto de duas dezenas de lendas". Era exactamente isto que eu procurava(mas ainda não sabia!!).

Pois se ando a treinar por aqui, nada como enriquecer a experiência e tentar educar o olhar sobre os lugares com que me cruzo. Ainda no sábado, havendo partido de Lavadores e enquanto dava os últimos passos no areal em direcção à capela do Sr.da Pedra para uma pausa e alongamentos, me interrogava: que cristãos empedernidos se terão lembrado deste sítio para a construir?

Photobucket


Pois bem, página 94, embrenhemo-nos no relato:


"Lutou, obstinado, contra as águas que o inundavam. Tudo por uma última lufada de ar. E foi quando conseguiu emergir a cabeça que se sentiu agarrado por uma vaga gigantesca(...) A onda entregou-o suavemente ao vasto areal, mesmo junto a um imponente afloramento rochoso(...) Deixou-se ficar de joelhos e, com o rosto banhado de água salgada que lhe escorria também dos olhos, arvorou estes em direcção ao céu plúmbeo e murmurou - Obrigado meu Deus! Sobre estes rochedos cumprirei a minha promessa". 

Estes terão, segundo a lenda, sido os instantes decisivos para que um emigrante no Brasil naufragado em Miramar tivesse tomado por missão construir a capela que prometera num momento de apuro. Também se diz que mendigou durante anos para o concretizar, pois com o barco havia-se-lhe afundado a fortuna. 

A realidade talvez não valide esta história mas não será inteiramente diferente: terá sido do Brasil que veio o ouro (e não o emigrante devoto) que enriqueceu a realeza e por contágio a Igreja da época e permitiu a esta cosntruir tanto templos grandiosos como pequenas capelas em locais privilegiados. O objectivo era o de resgatar fieis à sombra do protestantismo e dos rituais pagãos que se iam multiplicando, inclusivé naqueles penedos à beira-mar.

Photobucket




















Evangelizações à parte, descobri no livro que há por ali mais material digno de lenda (e que nem me lembraria de procurar):

Duas marcas paralelas e arredondadas estão gravadas numa das rochas em torno da capela. E aqui sim, há grandes divergências na atribuição da responsabilidade. Uns dizem que são do Boi Bento (esse mesmo, o que afagava o Menino na manjedoura do presépio), outros dizem que são da burra que levou o Menino e a mãe Maria na sua longa caminhada em fuga para (ou do?) Egipto mas muitos são adeptos de um acontecimento mais recente... Terá sido o cavalo de El Rei D.Sebastião que, numa manhã de nevoeiro, se assomou às costas portuguesas naquele lugar de Miramar! Nem mais! 


Photobucket
Bom, assim se assomou, assim se sumiu porque, por alguma razão estranha ele não ficou e nós continuamos à espera... :) 



Entretanto acho que tenho contas para fazer:

Semana #03
2 Treinos; 
Distancia total - 24km; 
(muita muita balda!)

Semana #04
4 Treinos; 
Distancia total - 41km; 
Tempo acumulado - 03h 44m

Semana #05 (31Jan a 06Fev)
3 Treinos; 
Distancia total - 39km; 
Tempo acumulado - 03h 34m


A verdade é que sinto alguma estagnação, mas ainda não decidi por onde vou: se deva aumentar a distancia percorrida semanal, se deva apostar num ou noutro treino ocasional de velocidade ou se deva atacar umas subidas... vou ver se encontro uns planos de treino específicos para trail (tenho encontrado cada vídeo...só me dá vontade de ir correr para o mato!) até breve, bons treinos!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam"

E no fim de semana passado esperavam-nos na ilha do Pico! Fomos muito MUITO bem tratados pela organização da 21ªCorrida dos Reis (um agradecimento sincero a António Carlos Maciel e à equipa organizadora)!

Photobucket


Mais fotos aqui e aqui
Outro relato com fotos aqui, no fórum o Mundo da Corrida. 
Resultados aqui.


Na verdade, esta corrida foi ocasião para todo um conjunto de estreias: estrearam-se os novos equipamentos dos 'carapaus de corrida', foi a primeira vez que eu e o Vitor estivémos no arquipélago dos Açores, foi a primeira vez que participámos numa prova de estrada com tanta percentagem de atletas profissionais (de alto nível...) e pela primeira vez os 'carapaus de corrida' foram assunto para um artigo na imprensa (digital)...!
Photobucket


Pudemos ter por perto três das referências do desporto português: Rosa Mota, Vanessa Fernandes e Venceslau Fernandes. Se a primeira, como madrinha da prova, mostrou toda a sua humildade e simpatia, a família Fernandes mostrou-se um pouco mais recatada mas sempre disponível e presente. À Vanessa, que hoje anunciou uma interrupção na carreira desportiva, desejo que reencontre o seu caminho para o sucesso, seja no triatlo ou noutra actividade profissional.


              Photobucket
               (Treino em Madalena, dia anterior à prova, 7h30!)

Para rematar: foram quatro dias em que ficámos a conhecer todos os encantos da ilha do Pico, das gentes acolhedoras às paisagens magníficas, da enologia à gastronomia (provámos de tudo!), da faina baleeira à conservação da sua memória. E foi decerto um evento memorável para estes elementos dos carapaus on tour: Vitor, Cláudio, Miguel e eu!


Photobucket

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ao entardecer

Todos os dias sinto que vale a pena sair de casa: na terça avistei uns golfinhos ao largo de Lavadores, alertado pelos olhares e braços que apontavam o mar naquele fim de tarde. Ontem, mais rente ao pôr-do-sol, dirigi-me à marginal de Gaia com intenções de ver o novo teleférico a funcionar (não estava...) e fazer um treino longo que me levasse até ao parque da cidade, para lá da Foz. Ainda que nenhum dos objectivos tenha sido cumprido, soube-me muito bem fazer todo aquele trajecto à beira Douro!


Photobucket
Depois do cais de Gaia, atravessei o da Ribeira, evitando o túnel. O alongamento antes do retorno fi-lo por baixo das arcadas da Foz e o regresso, já noite escura, foi pelo mesmo trajecto. A esta hora já se encontram grupos de duas ou mais pessoas por ali a treinar. O vício é uma coisa tramada...! :)
Photobucket

PS: já tenho a mala feita para o Pico...!!!! (mais uma participação colectiva dos 'Carapaus de Corrida)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Treino ao luar

19 de Janeiro foi dia (noite?) de treino ao luar, pelo areal da Caparica em plena maré baixa & lua cheia. E foi tão bom! A excelente iniciativa do Paulo valeu pelos mais de 60 viciados que estavam à porta do Barbas pelas 20h30 (numa noite de semana!). Eu estava 'acidentalmente' em Lisboa para apresentar um trabalho e o Miguel, para variar, desafiou-me para mais este treino fantástico. Não houve como resistir!

Photobucket

Após o mini briefing e a foto de grupo, o pelotão partiu em ritmo calmo para 40min>Sul + 40min>Norte, algo que permitiu a cada um treinar ao seu ritmo e regressar ao mesmo tempo ao ponto de partida. Formara-se pequenos grupos e fomos na conversa o tempo todo. Muitos iam preparados com frontal na testa mas assim que abandonámos o paredão nos apercebemos que a lua espelhada no areal firme seria suficiente para não tropeçar no companheiro de treino mais próximo :)


Photobucket
Depois da corrida rumámos ao MarPuro já nos carros, onde a sala estava reservada e se fez um pequeno convívio com partilha de bolos, salgados, fruta...e até tinto! 


Video/fotos do 'promotor' do treino: aqui


Já em casa, penso naquela imagem do areal, imenso, e todos aqueles focos luminosos que se perseguiam, (des)alinhados...!


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Treinos na semana #01 & #02/2011

Resumo: Entre o Douro Litoral e o Ribatejo, tive a oportunidade de fazer bastantes kms. Na primeira semana um destaque para o treino onde inseri a Corrida dos Reis em Vila Nova de Gaia (video), com uma manhã de Domingo com muito sol, a fazer esquecer o dilúvio que foram os primeiros dias do ano. 


Semana #01 (03 a 09Jan)
3 Treinos; Distancia total - 48km; Tempo acumulado - 04h 44m

Semana #02 (10 a 16Jan)
3 Treinos; Distancia total - 43km; Tempo acumulado - 04h 10m



Photobucket

12 de Janeiro foi dia de trail. Mais uma jornada atípica de Inverno (1 sol belíssimo!) para os lados do Sardoal, apesar da muita água nos trilhos, fruto das chuvadas recentes. Levei calçado novo para lhes fazer a praxe: lama nelas! À partida parecem ter sido uma boa aquisição, não acumulam demasiados detritos na sola e proporcionam amortecimento de bom nível em estrada. Abençoados saldos!
























16 Janeiro foi dia de me testar numas subidas. O chamado "treino de velocidade disfarçado" :) Saí para correr à hora da missa, com passagem pelo castelo de Abrantes, descendo depois até ao Rossio ao sul do Tejo.


Photobucket
O dia estava muito frio mas nem isso impediu a sensação de sobreaquecimento no 'motor' a que tive direito nas duas subidas...Tenho de insistir um pouco mais neste tipo de treino porque estou determinado a inscrever-me no Trilhos de Almourol e é já em Abril...