terça-feira, 24 de maio de 2011

Corrida da Geira / IV Ultra Trail Via Nova Geira Romana

Um bom evento nasce invariavelmente de um grande sonho. Na tarde do sábado anterior ao Ultra Trail da Geira, na caminhada que fizemos a verificar as fitas do último troço, José Ribeiro falava de um que tem muito presente: sonha organizar uma prova numa praia a norte, em noite de maré baixa, com gente que segure archotes a cada quilómetro e assim ilumine a passagem. Uma corrida singular que fique bem marcada na mente de quem adora correr. José falava-nos do topo das suas pernas elásticas enquanto confessava somar nelas já 50 anos de corridas, primeiro com os irmãos, depois como atleta federado e hoje em dia como organizador, animador e até imperador (!?) de provas de Trail :)

Subíamos a passo rápido a encosta pelo trilho de S.Gens, junto a Caldelas. Verificava as fitas, lembrava-se das que colocara aqui ou ali e já lá não estavam e falava da preocupação para que tudo estivesse bem marcado, não havendo hesitação para quem corre. Abordou uma senhora que trabalhava num socalco abaixo do caminho e lhe tinha dado um saco de laranjas na semana passada. Depois outra, da parte de cima, para colocar fita no muro e lhe explicar que correria por ali muita gente no dia seguinte. Nem sempre as fitas ficam onde são postas, são vários dias para as colocar e não é raro serem reaproveitadas por um agricultor mais precavido para espantar pardais numa plantação próxima. Daí que o contacto com os locais seja vantajoso para as duas partes: uns ficam agradados pelos dois dedos de conversa, os outros garantem que as fitas não mudam de local antes da prova :)

Continuámos. Enquanto subíamos a encosta, crescia o meu arrependimento: José explicava como a Via Nova, a.k.a. Geira Romana, percorria as encostas da serra de Sta. Isabel sensivelmente à mesma cota, pelo que a altimetria do ultra trail não seria obstáculo. Por isso me questionava "que treta de ideia a minha, ter feito a inscrição na corrida dos (apenas) 15km em vez dos magníficos 43…??!!"


Fruto de uma iniciativa público-romanó-privada dos idos anos 80 do século I d.C., a 'via' por onde iríamos correr no dia seguinte era a que ligava Asturica Augusta a Bracara Augusta, actuais Astorga e Braga, por 215 milhas de matas e terras de pasto, servindo a actividade comercial, a extracção mineira em Espanha e a deslocação dos exércitos do império.

Os marcos miliários de granito marcavam as milhas, de 1000 em 1000 passos (1485 metros, mais sandália menos sandália),e indicavam a distância à cidade de origem. Ainda por lá se encontram, maiores os mais antigos, com inscrições à altura de visão de quem viaja(va) a cavalo ou em carro de bois.

Nos tempos de hoje a floresta não é tão cerrada mas passagens como a da mata da Albergaria ou aquela junto à albufeira de Vilarinho das furnas proporcionam uma experiência única a quem a decide percorrer!
Descemos novamente a Caldelas, José Ribeiro tinha de ir a Braga buscar vestes romanas e voltar a tempo do briefing, pelas 19h30. Enquanto isso, o 'general' José Moutinho molhava as 'sandálias' na ribeira a espalhar as fitas no húmido troço final. Recolhi o peitoral, fomos fazer o check in no alojamento e voltámos às piscinas para ouvir o imperador em trajes de soldado sobre todos os pormenores do dia seguinte.

E que dia seguinte!! Nem vale a pena descrever, as palavras não seriam suficiente dignas, ficam algumas fotos e muita vontade de correr a longa em 2012:



Link para slideshow ; Fotos: Ruben Huertas Otero; Sérgio Miranda  ;
Via Nova Geira Romana na Wikipedia

Garmin<Corrida da Geira - a minha prova

Agradecimento: à Confraria Trotamontes e ao .COM, Grão-mestre e ex-monge José Moutinho, José Carlos Pires e José Ribeiro, de parabéns pela estupenda organização. Enquadramento histórico, transportes, abastecimentos, assistência e almoço -tudo com excelente nível e sem falhas- proporcionaram um óptimo fim de semana para os atletas e acompanhantes na região do Gerês!

Website: http://www.pontocom.pt/actividades/2011UltraTrailGeira/index.php

Sem comentários:

Enviar um comentário